terça-feira, 9 de abril de 2013

OTAN e a Integração para fins de Segurança - Realismo


Para general americano, Otan está vencendo guerra no Afeganistão

Atualizado em 10 de fevereiro, 2013 - 07:45 (Brasília) 09:45 GMT

O general americano John Allen, que passou neste domingo o comando das forças da Otan no Afeganistão para outro general americano, Joseph Dunford, afirmou à BBC que acredita que a aliança militar internacional está vencendo a guerra contra os rebeldes do Talebã.
O Exército afegão comanda agora as grandes operações no país, mas Allen diz que a Otan deverá ter paciência e permanecer a postos para auxiliar as forças do país no combate à insurgência.

Com a troca de comando, Dunford será responsável por supervisionar a retirada da maior parte dos soldados americanos do Afeganistão.
Ainda não está claro quantos soldados americanos permanecerão no país após a retirada das tropas de combate da Otan, prevista para 2014.

Mas segundo o general Allen, a opção de não manter nenhum soldado americano no país não está sendo considerada.
 
Disponível em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2013/02/130210_afeganistao_general_allen_otan_rn.shtml
                                                                                            
****


Pressuposto Realista que corrobora para a ação dos Estados pertencentes à OTAN:

Redução das ameaças externas: A OTAN é uma aliança militar formada por países europeus e pelo EUA que juntos buscam criar um sistema de defesa coletiva para garantir a segurança dos mesmos contra quaisquer entidades externas. O Talebã é considerado uma ameaça ao ocidente principalmente após o 11 de setembro e a aliança vem com o objetivo de garantir a segurança dos países que se sentem ameaçados desde então e procuram manter o controle do Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário