terça-feira, 9 de abril de 2013

Spillover, Integração e o Neofuncionalismo


Mecanismo único de supervisão bancária aprovado

19/03 20:38 CET

A eventual taxa sobre depósitos bancários em Chipre causou um novo turbilhão na zona euro, mas Bruxelas continua a trabalhar para criar uma união bancária.

Parlamento, Conselho e Comissão europeus chegaram a acordo sobre o funcionamento do novo mecanismo único de supervisão dos bancos.

O eurodeputado alemão dos Verdes, Sven Gigold, diz que “o compromisso encontrado é um grande avanço porque permite travar a tendência para baixar os padrões de supervisão dos bancos. Tal significa que não se protegem os centros financeiros apenas a nível nacional, mas que os grandes bancos serão também supervisionados ao nível europeu de uma forma uniformizada”.

O mecanismo de supervisão deve entrar em vigor até meados de 2014 e é uma condição para que o Banco Central Europeu resgate diretamente bancos à beira da falência.

Copyright © 2013 euronews

Disponível em:< http://pt.euronews.com/2013/03/19/mecanismo-unico-de-supervisao-bancaria-aprovado/>

****

Pressupostos Neofuncionalistas que corrobora para o Mecanismo único:

Por se tratar de uma teoria criada para compreender o processo europeu de integração a sua aplicação a um caso de processo interno é facilmente justificável. Como principal ponto de intersecção com a teoria a notícia tem apresentado o papel do Parlamento, do Conselho e da Comissão, que são instituições que foram criadas por conta da pressão que o processo de Spill-over criou nas estruturas de cooperação para institucionalizarem-se.

No caso da reportagem, o Banco Central Europeu coopera para promover melhorias na economia de Chipre, o que entra em conformidade com o pressuposto neofuncionalista de que os Estados buscam a cooperação para melhorar sua situação, pois a economia europeia está extremamente interligada qualquer crise reverbera em todo o bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário